Artigo
Prevalência de sobrepeso e obesidade em escolares do município de Feliz, Rio Grande do Sul, Brasil
Paulo Ricardo Panazzolo, Helius Carlos Finimundi, Maria Otilia Spier Stoffel, Ronie André Simon, Márcia Cristina de Lima, Cristine Bonne Costanzi
Resumo
Objetivo: Determinar a prevalência de sobrepeso e obesidade entre escolares do ensino fundamental no município de Feliz-RS, no ano de 2010.
Métodos: Se realizou um censo escolar que incluiu 633 alunos com idades entre 6 e 10 anos, tendo sido feita avaliação antropométrica que incluía peso e altura. Para a classificação de sobrepeso e obesidade, foram utilizados pontos de corte propostos pelo Centres for Disease Control and Prevention (CDC) 2000, sendo considerado sobrepeso um índice de massa corpórea (IMC) entre o percentil 85 e menor que 95 e obesidade um IMC percentil ?95.
Resultados: A prevalência de obesidade no grupo foi de 15,9% e o sobrepeso acometeu 15,4% das crianças. Somando-se as duas condições, 31,4% dos escolares estavam acima do peso esperado para a idade e estatura. A prevalência de obesidade foi maior nas faixas etárias de 6 e 7 anos, quando comparada às das crianças de 9 e 10 anos, respectivamente, 23,3% e 8,23% (p<0,001). Meninos e meninas não apresentaram diferença significativamente estatística na prevalência de sobrepeso (15,4% para 15,2%) e obesidade (16,1% para 15,2%), respectivamente. Em relação à localização geográfica, meninos locados em escolas na zona rural do município apresentaram maior prevalência de obesidade quando comparados aos meninos das escolas localizadas na sede do município, respectivamente 22,7% para 13,6% (p=0,036).
Conclusão: A obesidade foi significativamente mais prevalente nas crianças de 6 e 7 anos de idade e também nos meninos matriculados nas escolas da zona rural do município. Leia Artigo.