ARTIGO
à saúde: a experiência do Programa TEIAS - Escola Manguinhos
no Rio de Janeiro, Brasil
Angela Oliveira Casanova,
Mirna Barros Teixeira,
Elyne Montenegro.
Ciência & Saúde Coletiva, 19(11):4417-4426, 2014.
Este artigo apresenta reflexões acerca de
conceitos e práxis de um novo dispositivo para a
gestão e o cuidado em saúde: o apoio institucional.
Considerado como uma função gerencial e
de qualidade da atenção, que tem potência para
reformular as práticas hierarquizadas e autoritá
rias de planejamento e coordenação em saúde, o
apoio institucional é disparador de mudanças que
fortalecem a autonomia, a responsabilização, as
práticas coletivas e as novas relações entre gestores,
profissionais e usuários do sistema de saúde.
Esses pressupostos estão alinhados aos conceitos da
Atenção Primária à Saúde (APS) integral e participativa,
o que leva à conclusão que apoio institucional
e matricial são processos que provocam
novos modelos de gestão e atenção à saúde. Para
apreensão do modo operacional desse dispositivo,
se apresenta como estudo de caso a experiência do
TEIAS-Escola Manguinhos da ENSP/Fiocruz que
tem como um de seus pilares a adoção do apoio
institucional como estratégia de corresponsabilização
e gestão participativa na APS de uma comunidade
da cidade do Rio de Janeiro. Clique aqui.