06:37:00 Estágio Rural em Saúde Coletiva 0 Comments

QUALIDADE DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: UMA ANÁLISE SEGUNDO AS INTERNAÇÕES EVITÁVEIS EM UM MUNICÍPIO DE MINAS GERAIS, BRASIL

Carolina Costa Valcanti Avelino, Sueli Leiko Takamatsu Goyatá, Denismar Alves Nogueira, Ludmila Barbosa Bandeira Rodrigues, Sarah Maria Souza Siqueira.  
Ciência & Saúde Coletiva, 20(4):1285-1293, 2015 
O objetivo do estudo foi avaliar a qualidade da atenção primária à saúde, com base nas internações evitáveis, de homens e mulheres de todas as faixas etárias, no período de 2008 a 2012, em uma cidade do sul de Minas Gerais. Trata-se de um estudo ecológico realizado a partir dos dados do Sistema de Informação Hospitalar (SIH-SUS). Os diagnósticos médicos selecionados foram: pneumonia, diabetes mellitus e doenças do sistema circulatório. Houve predomínio de idosos, do sexo masculino, com diagnóstico de pneumonia, mediana do tempo de internação de cinco dias e aumento dos gastos com tais hospitalizações. A tendência da taxa de hospitalização para as doenças do sistema circulatório e diabetes mellitus manteve-se estável durante o período em estudo. Quanto à pneumonia, verificou-se uma tendência crescente, sendo encontrado um platô no início de março de 2009, que elevou a taxa média de 2,01 para 3,51. Os dados sugerem que a atenção primária à saúde está pouco organizada para atender a esses diagnósticos, principalmente no que se refere à pneumonia. Clique Aqui.