19:03:00 Estágio Rural em Saúde Coletiva 0 Comments

RELATO DE EXPERIÊNCIA DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO RURAL EM SAÚDE COLETIVA NA REGIÃO AMAZÔNICA – BRASIL


Giane Zupellari dos Santos Melo; Erica Patricia Azevedo Souza; Lauramaris de Arruda Régis Aranha;Nicolas Esteban Castro Heufemann
Anais 22º Conferência Mundial de Promoção da Saúde
Saúde Soc. São Paulo, v.25, supl.1, p. 1.207, 2016.

Os cursos de enfermagem, medicina e odontologia da Escola Superior de Ciências da Saúde, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Brasil, possui disciplina obrigatória denominada Estagio Rural em Saúde Coletiva (ERSC). A disciplina propicia aos acadêmicos, finalistas dos respectivos cursos, a experiência de vivenciar in loco realidade das condições de saúde de municípios situados na região Amazônica Brasileira. A disciplina tem por objetivo primordial aplicar conhecimentos técnicos e científicos sobre as relações entre saúde e sociedade, por meio de participação de forma autônoma, interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar em serviços de Atenção Primaria em Saúde, atendendo as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e o Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil, no Interior do Estado do Amazonas. Este formato permite que futuros profissionais da saúde atuem inseridos na comunidade, vivenciando sua realidade, contemplando a realização de atividades assistenciais e de prevenção e de promoção da saúde. O desenvolvimento da disciplina se da por meio da formação de quatro turmas anuais, sendo que cada turma permanece em media 45 dias em municípios do interior do Estado. Durante o estagio os acadêmicos realizam atividades em que se busca o desenvolvimento de competência e habilidade, inseridos na Estratégia Saúde da Família, que e o modelo de reorientação da atenção primaria no Brasil. Vale salientar, que a disciplina acompanha uma das diretrizes educacionais da UEA, voltada ao retorno do egresso a sua cidade de origem ou em municípios do interior do Estado e que a estratégia adotada no ERSC tem tido êxito neste quesito colaborando a inserção de profissionais médicos, enfermeiros e odontólogos egressos na UEA em municípios amazônicos, onde ha escassez destes profissionais. Outro ponto a se destacar e a valorização, quando no retorno do acadêmico a sede, ao desenvolvimento das atividades de forma interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar. As observações descritas nesta experiência demonstram que as peculiaridades da região amazônica decorrente em parte de sua grande extensão, devem ser consideradas como de relevância na elaboração e estruturação de componentes curriculares dos cursos das áreas de saúde existentes em estados integrantes da denominada Amazônia Legal, alem de fomentar praticas educativas pautadas na criatividade, no respeito as realidades locais e condizentes com um “fazer saúde Amazônico”. ANAIS.