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PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA INFÂNCIA: FRAGILIDADES NO CONTEXTO DA ATENÇÃO BÁSICA


 Ariadne Barbosa do Nascimento Einloft
 Rosângela Minardi Mitre Cotta
 Raquel Maria Amaral Araújo
 Ciência & Saúde Coletiva, 23(1):61-72, 2018



Resumo:  O trabalho versa sobre a experiência da incorporação das percepções de atores sociais na investigação das fragilidades do processo de implementação de programas de promoção da alimentação saudável na infância. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada em um município brasileiro de médio porte, onde os participantes foram profissionais enfermeiros e agentes comunitá- rios de saúde. Os dados foram coletados por meio de questionários semiestruturados e grupos focais. Os achados incluíram precarização das condições de trabalho em um contexto desfavorável à saúde infantil, onde persiste forte demanda por atendimento qualificado. Embora na realidade de países periféricos a utilização de metodologias qualitativas seja dificultada pela incipiência em avaliação de programas, sua utilização, ampliada pela perspectiva dos participantes, pode se configurar em um importante instrumento de participação e responsabilização social, minimizando efeitos de políticas e ações verticalizadas e descontínuas, auxiliando na geração de informações oportunas e adequadas ao entendimento dos diferentes contextos locais e experiências de atores sociais. LEIA O ARTIGO.